Alunos desenvolvem atividades de consciência ambiental

CTEC Kids 2021 insere estudantes no debate da questão climática

CTEC Kids: pesquisas e atividades lúdicas

O Colégio 21 de Abril, em seu planejamento pedagógico realizado em 2020, com foco no ano letivo de 2021 - ano em que a comunidade educacional ainda enfrenta os desafios advindos da pandemia -, elegeu temas importantes que devem ser trabalhados ao longo do período. O meio ambiente e as questões relacionadas a sua proteção, bem como os impactos de sua degradação, é um assunto cada vez mais presente na agenda da sociedade, de governos e de entidades internacionais. Este é também um tema discutido pelos alunos do 21 de Abril. Durante o mês de outubro, foi a vez das crianças da educação infantil participarem desta abordagem. Foi realizada a CTEC Kids 2021, a versão infantil do projeto que busca apresentar e discutir problemáticas ambientais, a fim de que através de pesquisa, do conhecimento e criatividade, sejam apontadas soluções práticas que minimizem os impactos das mudanças climáticas.

Esta edição da CTEC levou as crianças a refletirem sobre os cuidados com o planeta e o que causou a extinção de espécies como os dinossauros. Não por acaso, a Organização das Nações Unidas (ONU), que neste início de novembro realiza mais uma edição da COP (Conferências da ONU sobre o Clima), inspirou-se na figura do tiranossauro para fazer um alerta à comunidade internacional sobre os desafios da humanidade perante a questão climática.

A CTEC é uma oportunidade para os estudantes mergulharem no mundo da imaginação e pesquisa. Cada série escolar faz uma apresentação com os resultados de seus trabalhos científicos, organizados e orientados segundo a compreensão dos próprios estudantes, em cada faixa de idade. A ideia central dos temas e subtemas tem despertado interesse dos alunos, pais e visitantes no sentido de contribuir com o melhor benefício para o coletivo da humanidade. É o Colégio 21 de Abril, com fé e conhecimento, indo muito além da sala de aula.