top of page

Cinco benefícios da leitura

Além de melhorar o conhecimento e a cultura, o hábito da leitura estimula o raciocínio e até alivia o estresse



A leitura ajuda a estimular a criatividade e a imaginação


No dia a dia corrido, entre atividades escolares e interação com os amigos nas redes sociais, é também importante reservar um momento para você mesmo. E nada melhor do que aproveitar esse momento para a dedicar-se a um bom livro, pelo simples prazer da leitura. Os benefícios do hábito da leitura são inúmeros e listamos aqui para você:


Estimula a criatividade e o raciocínio

Ao contrário de filmes e séries, que contam com recursos sonoros e visuais, a leitura leva você a imaginar cenas, momentos e aparência física dos personagens. Criar outro mundo dentro das nossas cabeças, de acordo com o que lemos, é a melhor forma de estimular a criatividade e aguçar a imaginação. A leitura coloca em prática um importante número de atividades mentais, entre elas a memória, a percepção e o raciocínio.


Reduz o estresse

Até mesmo poucos minutos de leitura todos os dias são capazes de aliviar a tensão dos músculos e reduzir a frequência cardíaca, diminuindo o nível de estresse. Por isso, muitas pessoas gostam de ler um bom livro antes de dormir. Além disso, ficar concentrado em uma história divertida retira a mente do “loop” da ansiedade. Isso ajuda a sentir-se mais calmo, reduzindo a sensação de angústia e preocupação.


Melhora o conhecimento e a cultura

Se você quer ser uma pessoa capaz de manter uma boa conversa sobre diferentes assuntos, é necessário se tornar um bom leitor. Quanto mais você lê, maior fica o seu vocabulário. Quanto mais o seu vocabulário melhora, melhor você consegue expressar seus próprios sentimentos e pensamentos. Pessoas que são capazes de usar a linguagem com facilidade e articulação são mais admiradas e abrem caminhos para papéis de liderança, promoções e cargos melhores.


Evolui a escrita

Os livros nos apresentam muitas palavras novas. Enquanto lemos, nosso cérebro memoriza esses termos, de forma que podemos usá-los quando estamos escrevendo. É por isso que a leitura aumenta nosso vocabulário e evolui nossa escrita! Já pensou usar essas descobertas para arrasar na redação do Enem? Uma boa forma de incentivar esse processo é buscar o significado das palavras e expressões que causam alguma estranheza. Com o tempo, você estará escrevendo que nem a J.K. Rowling (não custa sonhar)!


Desenvolve o pensamento crítico

A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento que leva à reflexão e à fundamentação de suas opiniões. Mesmo uma obra de ficção tem algum ensinamento por trás da história. Com isso, você pode refletir a respeito das suas ideias e valores. Com base nas informações que leu, você será capaz de se posicionar e opinar com mais facilidade sobre diferentes assuntos. A leitura melhora a sua capacidade de argumentação - tanto em situações pessoais quanto profissionais.

bottom of page